"Abrindo..."

Estudos confirmam que a depressão é a doença do século. A maioria das pessoas tem ou teve, ou tem um conhecido ou parente que tem. Isso porque com a correria que vivemos hoje a ansiedade toma conta da gente.

Recentemente o youtuber e humorista Whindersson Nunes se pronunciou dizendo que estava com depressão. Ele disse que fazia anos que se sentia mal, triste, desanimado, mesmo tendo conquistado muitas coisas e feliz por essas conquistas. No Instagram ele tem 32 milhões de seguidores, e no seu canal no YouTube mais de 36 milhões de inscritos. Por estar mal ele cancelou todos os seus shows por 3 meses, e não fez vídeos para seu canal no YouTube.


Whindersson Nunes desfaba no twitter sua depressão
Whindersson Nunes desfaba no twitter sua depressão

Quando ele se abriu para falar que estava com depressão muitas pessoas o criticaram falando “você tem tudo, como tem depressão?” e coisas do tipo.

Whindersson deu uma entrevista para o Fantástico dizendo que agora está bem e que consegue falar sobre o assunto. Vamos mostrar uns trechos da entrevista para o Fantástico:

Ana Carolina Raimundi: Você está rico, é jovem, recém-casado, apaixonado, famoso, popular na internet... E com depressão. Você ouviu de muita gente 'esse cara não pode ter depressão, como é que esse cara tem depressão?'

Assim... É justo o questionamento das pessoas. É justo. Poxa, tem tudo, tem dinheiro, tem a viagem dos sonhos, tem isso, tem aquilo. E eu que sou trabalhador, brasileiro, trabalho de 6 às 18h, tenho criança pra sustentar, tenho três filhos e isso e aquilo, eu que deveria ter. Tipo... Não é algo que me revolta, porque a pessoa fala isso. Na verdade, é um problema pra mim. Porque eu penso: 'Poxa, realmente eu não devia ter passado por isso'.

Whindersson Nunes
Whindersson Nunes relata sua reperação na TV Globo
Whindersson Nunes relata sua reperação na TV Globo

Depois do desabafo que Whindersson fez em seu Twitter, ele procurou ajuda, foi até o psiquiatra e psicólogo para fazer seu tratamento. Começou a fazer terapias e tomar a medicação, e também está fazendo yoga.

Ele disse ser privilegiado por conseguir ir atrás de médicos e conseguir fazer seu tratamento rapidamente, e ficou pensando nas pessoas que não conseguem por não ter dinheiro ou tempo, sendo assim, Whindersson disse estar trabalhando em um aplicativo de celular onde a pessoa poderá ter atendimento grátis e com pessoas qualificadas, que serão voluntários.

"Hoje eu me sinto bem pra falar e, quem quiser perguntar, pode perguntar e eu vou falar. Eu me sinto feliz, eu me sinto uma pessoa feliz. Sinto que eu estou fazendo o que tinha pra fazer, que eu encontrei um sentido".

- Whindersson Nunes

Precisamos ficar atentos aos sinais que a depressão e ansiedade dão, começar o mais rápido possível os tratamentos, hoje em dia o SUS disponibiliza atendimentos. E também prestar atenção nas pessoas que convivem conosco, e tentar ajudar sempre. Hoje há um número disponível para quem tem pensamentos suicidas, 188, é só ligar que terá pessoas qualificadas para atendê-los e é totalmente grátis.

E também há campanhas para ajudar quem tem ansiedade e depressão, como a ‘Eu Estou’: https://www.instagram.com/euestou/ Onde você pode entrar em contato que será atendido gratuitamente. O youtuber, PC Siqueira, faz parte dessa campanha, ele já declarou diversas vezes que tem depressão e quer ajudar quem precisa também.

Ver essa foto no Instagram

Se você está se sentindo mal e precisa conversar, ligue no CVV no 188 (ligação gratuita de qualquer telefone do País) ou fale com eles pelo chat CVV.ORG.BR É um serviço gratuito e anônimo, onde voluntários te atendem da melhor forma possível para você se sentir melhor. As vezes o serviço tem bastante demanda, então se tiver uma fila de espera, respira, se acalma, que você vai ser atendido e vai ficar melhor. Se você tem alguém que está mal perto de você e você quer ajudar, assista nossos vídeos no IGTV e aqui no FEED que tem bastante informação que você pode usar! . . . #euestou #setembroamarelo #suicidio #queroajudar #queroajuda #presteatenção #vitaalere #cvv #ajuda #doençamental #depressao

Uma publicação compartilhada por #EuEstou (@euestou) em

Fontes: Entrevista à Globo, Twitter Do Whindersson Nunes e Instagram EuEstou